Macarron, Rival do Cupcake?

Li estes dias que o macarron está sendo apontado pelo pessoal gastronômico como o rival do cupcake no quesito doce fofinho e gostoso do momento. Como nunca nem teinha ouvido falar que macarron era doce fui pesquisar pra entender melhor e descobri que não tem nada a ver com massas e é um doce bem antigo!

Este tradicional e colorido doce, é  preparado com merengue e farinha de amêndoas. Sobre a origem  do Macaron há uma divergência: os italianos alegam que a receita teria sido elaborada,  há séculos em algum monastério. E somente no período da Renascência teria sido levado à França por Catarina de Médici, quando se casou com Henrique – Duque de Orleans. Os franceses clamam pelo reconhecimento da autoria da receita, alegando que já no ano 791 o doce era confeccionado no monástério de Cormery. Independente de sua origem, no início os macarons eram  apenas bolachas de avelã.

Durante o século XVII  as freiras carmelitas, seguindo o princípio de Theresa D’Ávila: “Amêndoas são boas para as jovens que não comem carne’”, se especializaram na cofecção e comercialização do doce, ficaram conhecidas com Souers Macaron ( irmãs macaron).

Foi apenas no século XX, que Pierre Desfontaines, fundador da famosa Pâtisserie Ladurée, introduziu um recheio cremoso aos macarons, que assumiram assim  a forma como o conhecemos atualmente. Entre os recheios mais clássicos estão, geléia de frutas, creme de manteiga e ganache.

No Brasil este docinho está ganhando mais destaque agora nas mesas de eventos marcantes como o casamento, aonde chegam a substituir meus adorados bem casados. Muitos organizadores de eventos tem escrito justamente isso, que eles estão cada vez ganhando mais espaço.

Ainda não experimentei mas em matéria de doce fofinho eu acho que ainda prefiro o cupcake!

1 comentário

Arquivado em Comer Comer!

Uma resposta para “Macarron, Rival do Cupcake?

  1. Mi Morais

    Não é rival porque o cupcake é mais fácil e qualquer pessoa faz, já o macaron é mais difícil de fazer porque nem todos ficam bons de primeira.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s